18.10.06
A caixa de Pandora
O Pandora é um site porreiríssimo. É uma rádio on-line com o pomposo objectivo de decifrar o genoma musical. Em que é que isso se traduz? Simples: basta fazer um registo e depois introduzir o nome de uma banda ou uma música e ele "cria" uma rádio com base na escolha.
A partir daí, é só ouvir a jukebox e ir dando umas indicações do que se vai gostando e do que não se quer ouvir mais, até se "domesticar" ao nosso gosto.
A que mais gostei, até agora, foi a "rádio Tom Waits". Deu-me a conhecer, entre outros, estes dois de que vos vou falar, Hayden Desser e Mark Mulcahy.
Por acaso, dois "cantautores" que nunca tinha ouvido falar na vida. Depois, conheci os próprios discos e foram agradáveis surpresas. Não é que fossem álbuns que mudaram a minha vida... Nas palavras do grande Zé Chunga: «Não dá grande pedra, mas distrai». E distraíram bem.
Assim, tomem lá Wide Eyes, do "Elk-Lake Serenade" (2004), de Hayden. O disco segue os clássicos Dylan, Springsteen e, em alguns momentos (como esta canção), Waits.
Depois, fiquem com Mark Mulcahy e o engraçado Everything's Coming Undone, do porreiro disco pop "In Pursuit of Your Happiness" (2005).

Wide Eyes - Hayden
Everything's Coming Undone - Mark Mulcahy

Se estiverem numa de rádios on-line, há outra muito fixe: ora cliquem lá em Last.fm.

Etiquetas: , , , , ,