16.9.08
Sob O Efeito de Hipnóticos/Decomposing Composers #6 ou The Great Gig In The Sky

Rick Wright [28.07.1943-15.09.2008] fundou os Pink Floyd, sendo o som das suas teclas um dos grandes responsáveis pelo psicadelismo do som dos primeiros tempos da banda, quer pela riqueza melódica, quer pelo ruído e dessintonias - dois lados bem patentes, por exemplo, em Pow R. Toc H. do disco de estreia dos Floyd (veja-se também este vídeo de Interstellar Overdrive, da mesma altura - extraído do hiper-recomendável April Skies do 'olheiro' M.A.).
Após ter lançado o seu primeiro disco, "Wet Dreams" (1978), Roger Waters destituiu-o da qualidade de membro da banda para, em seguida, o contratar como músico de acompanhamento, estatuto que foi tendo desde esses tempos até aos de "Division Bell" (1994), no qual volta a compor para os Pink Floyd.
Desde aí, lançou o seu segundo disco em 1996, com o nome "Broken China", e foi tocando ao vivo com a banda de sempre.
Com a sua morte, pressupõe-se que sejam definitivamente colocados de parte os rumores que apontavam para uma possível reunião dos Pink Floyd, que vêm desde que Waters, David Gilmour, Nick Mason e Wright tocaram juntos no espectáculo Live 8, no Verão de 2005.
Só resta desejar a Wright que 'parta uma perna' no grande concerto no céu.

Pow R. Toc H. - Pink Floyd
"The Piper At The Gates Of Dawn" (1967)
Saint Tropez - Pink Floyd
"Meddle" (1971)
The Great Gig In The Sky - Pink Floyd
"Dark Side of The Moon" (1973)

Etiquetas: , , , , , , ,

 
Olavo Lüpia, 16.9.08 | Referências |


3 Comments:


  • At 16 setembro, 2008 20:51, Blogger Unknown

    epah, o post que eu ia fazer! mals ouvi a notícia hoje de manhã, lembrei-me da great gig in the sky, que até acho que foi das poucas músicas compostas na totalidade pelo wright.

     
  • At 16 setembro, 2008 23:51, Blogger Olavo Lüpia

    como eu, tenho a certeza que muita gente foi direitinha ao Great Gig In The Sky quando soube da morte de um Pink Floyd.

    na verdade - e agora vem a parte do geek -, os créditos de composição da música em questão estão atribuídos ao Wright e ao Waters. no entanto, nota-se o(s) dedo(s) de Wright na composição de todo o "Dark Side Of The Moon".

    inteiramente do Wright encontrei o Remember a Day e o See-Saw do "A Saucerful of Secrets", todas as Sysiphus (partes 1-4) do "Ummagumma" e Summer '68 do "Atom Heart Mother". Uff!!...
    Abraço.

     
  • At 22 setembro, 2008 23:13, Blogger M.A.

    Ora essa... hiper-recomendáveis são todos os blogues com a marca do meu caro camarada. Só muito recentemente descobri o Mimimalista (shame on me!), mas de então para cá tem sido um tasco de visita diária obrigatória.
    'Olheiro'?! Gostei! Com esse epíteto sinto-me uma espécie de Rui Barros do indie :)

    Abraço