Trata-se de um estilo musical que me deixa um pouco à deriva. É que há coisas que eu gosto de ouvir em discotecas, mas que não fazem parte da minha dieta diária - e mesmo no que toca a discotecas, a que mais me servia, em termos musicais, era a States, em Coimbra (cujo espaço passou há muito a ser ocupado por um franchise da "Passerelle"...).
Mas, em frente!
"Sounds of Silver", o novo de James Murphy, ou LCD Soundsystem, está a ser abençoado por toda a crítica especializada, como, aliás, já tinha acontecido com o disco de estreia "LCD Soundsystem", de 2005. Trata-se de um disco de música electrónica, mas que se reveste de pop, tem elementos disco dos 70's e, por vezes, o pós-punk do início dos anos 80.
Há ideias bem porreiras, estrutura de canções (em geral, bem sucedidas, como por exemplo Get Innocuous ou Someone Great) e dá vontade genuína de mexer os ossos. A isto junte-se os excelentes arranjos, as percussões e algumas vocalizações de James Murphy (excelente e contagiosa em Time to Get Away). Ou seja, um belo disco.
De tudo o que escrevi na nota prévia, note-se, no entanto, que não será aquele disco que irei ouvir e re-ouvir em casa - nesse sentido, músicas como All My Friends ou Us v Them arrastam-se por demasiado tempo, sem qualquer avanço significativo -, mas, por tudo o que disse acima, entendo que mesmo aqueles que não ligam muito à música electrónica vão encontrar aqui motivos de interesse, daí que a audição é obrigatória!
Também não será surpresa dizer que a música que me prendeu mais a atenção foi mesmo a última, New York, I Love You But You're Bringing Me Down. Mas, lá está, o problema é mesmo meu...
Time to Get Away
Watch The Tapes
New York, I Love You But You're Bringing Me Down
Etiquetas: 2007, LCD Soundsystem, Novidades, Sounds Of Silver
Não é um problema de uma pessoa isolada. Cmgo passa-se algo semelhente. Será mesmo um 'problema'?
Talvez a música electrónica não seja tão recompensadora como outros géneros. Exige menos de nós (no fundo apenas exige resistência física). Talvez não seja música para ouvir, mas apenas uma banda sonora para dançar.