24.9.06
Novidades - Yo La Tengo
I Am Not Afraid Of You And I Will Beat Your Ass!
Não. Não é uma ameaça ou um convite para andar à porrada. É o novo dos Yo La Tengo, editado já este mês. E assim, continuamos em New Jersey, deslocando-nos apenas da Freehold do Boss para a Hoboken dos YLT.
Que grande disco!
Não tanto pelo comprimento, mas pelo conteúdo. 77 minutos que não se gastam a ouvir. É um disco que tem de tudo, do rock sónico experimental ao pop mais disciplinado, definido e bem escrito, passando ainda pelo punk e pela soul... Nota comum: a inteligência, que, felizmente, sempre abençoou a carreira deste "monstro" indie chamado Yo La Tengo. E basta ouvir a música final, "The Story of Yo La Tengo", um monumento de quase 12', para nos apercebermos disto.
3 propostas vos trago no bolso, no saco, na pochette, na mariconera:
- Beanbag Chair, uma bela música pop (um pouco kitsch, até), guiada por uma frase descendente dos sopros, que acaba por lhe ditar a estrutura.
- I Feel Like Going Home, o lado mais íntimo da banda, onde um piano e um violino partilham uma "conversa" especial com a voz de Georgia Hubley, até ao instrumental final, onde a guitarra toma o lugar da voz, mudando um pouco o rumo à prosa. Uma música lindíssima.
- Por fim, Mr. Tough, algures entre a série Charlie Brown e o soul que sopra dos metais ("Tenth Avenue Freeze-Out"?) e do falsete de Ira Kaplan. Uma coisa é certa: soa a 70's. E isso não é, de todo, mau, pois não?!
Em resumo, e para não maçar muito mais, um disco MUITO recomendável. Do melhor que ouvi este ano.
Está-me a apetecer muito ouvir isto ao vivo... Mesmo muito. E é a 3 de Dezembro, Domingo, na Aula Magna, a acabar a digressão europeia...
Hmmmm...

Beanbag Chair - Yo La Tengo
I Feel Like Going Home - Yo La Tengo
Mr. Tough - Yo La Tengo

Etiquetas: , , ,