4.10.06
(Semi-)Novidades - Clogs
Os Clogs constituem uma banda de jazz instrumental que lançou no início deste ano o disco Lantern.
O disco abre com a faixa de nome Kapsburger. Quando vi o nome pela primeira vez, li, instantaneamente, Kapsberger - que foi um compositor obscuro e incompreendido do Séc. XVII, de raízes germânicas, mas que viveu em Itália, e que eu gosto de comparar a um OVNI que passou pela música, porque completamente fora da sua época (vou falar do homem num dos próximos posts, porque vale mesmo muito a pena), - o que me fez devotar a minha total atenção ao que estava a ouvir. Kapsburger é um tema cuja composição é do senhor supra referido, de nome parecido.
O disco é muito interessante e, como música intemporal que é, parece estar completamente desfazada do que vai sendo editado.
A composição é excelente, arranjos fantásticos e é um disquito que não custa nada a ouvir. O som do disco tem muito do minimalismo da composição do próprio Kapsberger e algumas músicas fazem-me lembrar, por exemplo, as Amina (banda de suporte do Sigur Rós) ou a banda sonora que os (enormes) Zita Swoon fizeram para o filme "Aurora", do Murnau.
O acabado de descrever está bem demonstrado nas lindíssimas 5/4 e Lantern (única música parcialmente cantada do disco).

Kapsburger - Clogs
5/4 - Clogs
Lantern - Clogs

Etiquetas: , , , ,