15.4.09
This Week In God - O curioso caso de Edward Mordrake
Diz-se que Edward Mordrake nasceu com uma particularidade estranha: na parte de trás da cabeça tinha outra face, de uma mulher (a sua 'devil twin', segundo o próprio). O pessoal ligado a essa crendice popular a que vulgarmente chamamos 'medicina ocidental' parece apodar estes fenómenos como Parásitos Craniópagos. Mas - quer dizer...- o que é que eles sabem?! O folclore de fonemas anglo-saxónicos chama-lhes "freaks", que não só é muito mais fácil de dizer como é perceptível à primeira, logo, preferível.
Reza a hitória que, apesar das insistências do pobre Edward - que se queixava que a sua gémea parasita lhe dizia coisas horríveis durante a noite -, não havia cirurgião daqueles dias (algures no séc. XIX) que arriscasse tal operação, por considerar certa a morte do paciente. Em desespero, Edward suicidou-se aos 23 anos - o folclore diz ainda que Edward pediu, na sua mensagem final, que a sua cabeça fosse esmagada, não fosse o caso de a rapariga querer continuar a falar com ele no além.
Tom Waits retratou Edward na sua peça "Alice" (cujas canções foram registadas no disco homónimo de 2002).
Deixa-se aqui a 'demo' inicial de Poor Edward, ainda, ao que parece, com o nome provisório Chained Together For Life, incluída na bootleg "Alice - The Original Demos" (gravações de 1999) - compilação disponível aqui.

Chained Together For Life ('demo' de Poor Edward) - Tom Waits
(1999)

Fica também a versão oficial do disco de 2002, acompanhada por um vídeo 'stop-motion' realizado por um tal de Lucas Kulterer, colocado no You Tube.


Poor Edward, Tom Waits
"Alice" (2002)

Etiquetas: , , ,