Já por aqui (algures) foi dito que Bob Dylan é, provavelmente, o compositor mais influente da história da música popular e que a extensão de tal influência ainda não é possível de ser "quantificada".
De Dylan sabe-se que é um ser, por vezes, intratável, que, para além das milhares de ideias musicais e líricas que «deu à luz», se locupletava das de muitos outros poetas e compositores, anteriores ou contemporâneos (amigos e namoradas incluídos).
Se na lírica há a distinguir o nome de Dylan Thomas (ao qual se convencionou ter Robert - Bob - Zimmerman "roubado" o nome), musicalmente Bob Dylan sempre se referiu a Woody Guthrie como sua principal inspiração.
De resto, aquando à sua primeira passagem por New York, Dylan reservou algum do seu tempo para ir visitar Guthrie ao Hospital Psiquiátrico de Greystone, New Jersey - onde Woody acabou os seus dias.
Woody foi, de resto, um dos primeiros (talvez o primeiro?) cantores de intervenção, muito provavelmente devido aos tempos da Grande Depressão que o homem viveu na pele, juntando à "guitarra vermelha" e aos "três acordes" um pouco de "verdade". Claro é também, apesar de se sentir desconfortável com a denominação, que Dylan foi um dos mais importantes (o mais importante?) cantores de intervenção, a «voz da sua geração».
Ora, como se pode manifestar a influência musical de Woody em Bob? Bem, acho que o exemplo abaixo é bastante elucidativo...
Talkin' Dust Bowl Blues - Woody Guthrie
(1940)
Talkin' New York - Bob Dylan
"Bob Dylan" (1962)
* jogo de palavras parvo envolvendo o nome de um monumento de Neil Young.
De Dylan sabe-se que é um ser, por vezes, intratável, que, para além das milhares de ideias musicais e líricas que «deu à luz», se locupletava das de muitos outros poetas e compositores, anteriores ou contemporâneos (amigos e namoradas incluídos).
Se na lírica há a distinguir o nome de Dylan Thomas (ao qual se convencionou ter Robert - Bob - Zimmerman "roubado" o nome), musicalmente Bob Dylan sempre se referiu a Woody Guthrie como sua principal inspiração.
De resto, aquando à sua primeira passagem por New York, Dylan reservou algum do seu tempo para ir visitar Guthrie ao Hospital Psiquiátrico de Greystone, New Jersey - onde Woody acabou os seus dias.
Woody foi, de resto, um dos primeiros (talvez o primeiro?) cantores de intervenção, muito provavelmente devido aos tempos da Grande Depressão que o homem viveu na pele, juntando à "guitarra vermelha" e aos "três acordes" um pouco de "verdade". Claro é também, apesar de se sentir desconfortável com a denominação, que Dylan foi um dos mais importantes (o mais importante?) cantores de intervenção, a «voz da sua geração».
Ora, como se pode manifestar a influência musical de Woody em Bob? Bem, acho que o exemplo abaixo é bastante elucidativo...
Talkin' Dust Bowl Blues - Woody Guthrie
(1940)
Talkin' New York - Bob Dylan
"Bob Dylan" (1962)
* jogo de palavras parvo envolvendo o nome de um monumento de Neil Young.
Etiquetas: 1940, 1962, Bob Dylan, Woody Guthrie
parece (acho que vi isso no "don't look back") que o nosso bobzito se locupletava com mais do que ideias, e que quando ia a casa de alguém era frequente sair de lá com uns quantos discos escondidos debaixo do casaco. será que o "love and theft" é uma homenagem a todos os amigos que ele assaltou nessa altura?
abs.