20.6.07
Good Vibrations
Brian Wilson, ex-membro e mentor dos The Beach Boys, chega hoje aos 65 anos.
Com os Beach Boys, firmou-se como um dos compositores mais importantes da música popular made in USA.
Para o celebrar, recordamos o célebre e especial disco "SMiLE", lançado em 2004.
Um disco especial, que começou a ser gravado pelos Beach Boys, em 1966 e 1967 (parece que tudo nos leva a este ano!), sendo, no entanto, as sessões de gravação interrompidas nesse ano, em Maio, e o disco abandonado.
No entanto, os registos das gravações continuaram nas mãos de Wilson, que, apesar de sempre se ter mostrado relutante em colocar o material à disposição do público (e pulularam pelo mercado, ao longo dos anos, várias bootlegs de "SMiLE"), acaba por, surpreendentemente, acabar o trabalho que havia deixado interrompido quase quarenta anos antes.
Em "SMiLE" são bem reconhecidas todas as particularidades de composição e arranjos de Brian Wilson. Os arranjos vocais inconfundíveis e a grandeza na escrita de canções pop, no denominado surf-rock e algum psicadelismo próprio da época (como em Mrs. O'Leary's Cow), que influenciaram músicos de todas as gerações até hoje, desde os Sparks, passando por Mike Patton (principalmente na fase de "California", 1999, com os Mr. Bungle), até aos mais recentes High Llamas, The Flaming Lips ou Akron/Family, entre muitos outros.

Não sendo o "Pet Sounds" (1966), "SMiLE" é um excelente conjunto de canções - uma espécie de uma pop-ópera, em 3 actos -, canções essas que (por opção?) se mantiveram praticamente imutáveis até ao seu definitivo lançamento.
Agora a música, a começar por essa verdadeira mini-sinfonia que é Heroes and Villains, numa irrepreensível versão ao vivo.


Heroes and Villains

Cabin Essence
Surf's Up

Etiquetas: , , , ,