10.1.07
(Raro) Momento de Erudição
Gosto muito do que vou conhecendo do Sr. João Sebastião Ribeiro, para os amigos Johann Sebastian Bach. Dentro da vastíssima obra do senhor (que não conheço nada bem, tenho que reconhecer e me penitenciar por isso - mas também, quem mandou ao homem escrever para cima de 1.000 obras?...), gosto muito dos Concertos de Brandenburg.
Foram dedicados, em 24.03.1721, ao Margrave (é assim, um príncipe) Christian Ludwig de Brandenburg-Schwedt e que, por falta de verbas para a cultura (sim, não é um problema desta geração), nunca chegaram a ser tocados para o seu mecenas. Foram descobertos apenas no Século XIX no arquivo de Brandenburg.
Deixo aqui o Concerto n.º 2 em Fá Maior, BWV 1047, tocado pelos Il Giardino Armonico.

1.º Andamento - Allegro
2.º Andamento - Andante
3.º Andamento - Allegro assai

Nota: nenhum dos (raros) momentos de erudição que este blog conheceu (e, já agora, qualquer um que possa sair da minha pessoa!) seriam possíveis, não fosse esse mecenas que usa o pseudónimo French guard from the castle of his master, Guy de Lombard - o Incontinental "original". O agradecimento restante faço-o ao Wikipedia e o que com ele vou aprendendo, como neste caso.

Etiquetas: , , ,

 
Olavo Lüpia, 10.1.07 | Referências |


1 Comments:


  • At 10 janeiro, 2007 19:28, Anonymous Anónimo

    A minha preferência vai para as variações Goldberg do Glenn Gould (se bem que, confesso, só ouvi a versão de 1981, não a de 1955). Trauteia com ele também!