O novo disco de Allen Toussaint, sucessor de "The River in Reverse" (2006), em parceria com Elvis Costello, é um disco quase exclusivamente instrumental, com a inclusão de temas de Sidney Bechet, Django Reinhardt, Thelonious Monk ou Duke Ellington.
Para a obra, Toussaint e Joe Henry, produtor, juntaram um grupo de instrumentistas de formação jazz, mas que não tocassem apenas esse estilo de música: na guitarra, Marc Ribot; Don Byron no clarinete; no trompete, Nicholas Payton; e na secção rítmica, David Piltch, no baixo, e Jay Bellerose na bateria. Como convidados, regista-se ainda as presenças pontuais de Brad Mehldau e Joshua Redman.
É um disco jazz bem divertido, a evocar as paisagens sulistas dos Estados Unidos (desde logo, New Orleans, origem de Toussaint), com uma boa escolha de repertório e da banda, e um excelente gosto no seu tratamento, ao qual o 'dedo' de Joe Henry não será alheio.
Allen Toussaint, "The Bright Mississippi" (2009)
Etiquetas: 2009, Allen Toussaint, Django Reinhardt, Joe Henry, Marc Ribot, Novidades, Palavras para quê?, Sidney Bechet, The Bright Mississippi