30.11.06
Novidades - Bert Jansch

"The Black Swan" (2006)

Bert Jansch não é um novato. Longe disso.
Fez 63 anos no início deste mês, é escocês... e sabe muito!
É um virtuoso guitarrista folk, com um toque que considero estar entre Nick Drake e a parte folk que Jimmy Page tem dentro de si. O instrumental Black Mountain Side, presente no primeiro dos Led Zepp, de 1969, é claramente inspirado("gamado"?) na magistral Blackwater Side, de composição tradicional, presente no disco "Jack Orion" (1966).
Pois bem, Bert Jansch lançou recentemente o excelente disco folk "The Black Swan". Para tal, pediu a ajuda de Beth Orton e a Devendra Banhart, que cantam juntos a música Katie Cruel, sendo que a menina canta também outras músicas do disco, só (When the Sun Comes Up) ou acompanhada por Jansch (Watch The Stars).
Um excelente disco folk, dizia eu acima. Mas não da linha do "novo folk" ou "freak-folk" ou "o raio que lhe queiram chamar". Folk britânico, de linhagem clássica, ora mais aproximado ao registo do mito Drake (nas sete composições próprias de Jansch), ora num registo completamente clássico, de recolha e arranjo de temas tradicionais (os cinco restantes).
Gostei bastante e recomendo.

Fiquem com as seguintes:

The Black Swan
Katie Cruel
The Old Triangle

Etiquetas: , , ,